quinta-feira, 14 de maio de 2020

Estrangeirismo

Opinião

Gente, sinceramente, fico incomodada com esse estrangeirismo exagerado que se instalou no Brasil. A Língua Portuguesa é tão linda! Admito, é bem complexa, mas é linda. Penso que o Brasil deveria valorizá-la mais.
Ah, mas é preciso conhecer outras línguas (especialmente o inglês). Sim, claro, mas pra isso não é preciso deixar de lado o português. É a nossa língua, então, vamos divulgá-la, e com orgulho!!!! Isso sim pra mim é ser patriota.
Alguns exemplos:
Que não seja feito LOCKDOWN, mas sim BLOQUEIO TOTAL.
Parem de fazer DRIVE THRU, façam ATENDIMENTO NO CARRO.
Não quero mais assitir à LIVES, quero acompanhar TRANSMISSÕES AO VIVO.
Não dê UP em sua vida, apenas MELHORE.
Sobre o CLOSED CAPTION, agora quero a LEGENDA OCULTA.
Não procure tamanho PLUS SIZE, ora, busque tamanho GRANDE. Não há problema nisso!
Em eventos, esqueça o COFFEE BREAK, faço questão de fazer um LANCHE. Se bem que a tradução seria “pausa para café”.
Não faça MBA, ora, faça um CURSO.
Você não precisa fazer HOME OFFICE, é simples, TRABALHE EM CASA.
Esqueça o HOT DOG, saboreie um gostoso CACHORRO-QUENTE.
Você não precisa fazer MARKETING, basta organizar uma DIVULGAÇÃO.
Nada de DELIVERY, deve ser ENTREGA EM DOMICÍLIO.
Para OUTDOOR, simplesmente ANÚNCIO.
Tire o WC e coloque BANHEIRO.
Ok? Não! TUDO CERTO!

A lista é imensa, e parece que ela cresce cada vez mais. Ah, nada a ver!!! Será mesmo? Qual o motivo pra tanto estrangeirismo? Há quem diga que as palavras ficam mais “bonitinhas”. Penso que é apenas um detalhe da cultura que temos de não assumir nossas raízes, parece que é sempre mais interessante a cultura do outro.
Isso precisa ser reavaliado, debatido... Precisamos ter orgulho do que temos e do que somos. Precisamos defender nossas raízes!
Sugestão: Se há necessidade de colocar uma palavra estrangeira em espaço público ou em documentos, que a palavra em português também esteja presente, obrigatoriamente.
Fica a dica!!!


terça-feira, 5 de maio de 2020

Brasil, pandemônio de 2020

Brasil, oh Brasil, o que será de você??
Durante muito tempo a política do Brasil ficou dividida entre grupo A e B, grupo do partido eleito e grupo da oposição, etc., mas sempre, absolutamente sempre que alguém cometia algum erro, algum deslize que de alguma forma denegrisse a imagem de pessoas, desrespeitando a democracia, certamente o partido ligado aos atos perderia aliados, votos, etc.
As coisas mudaram. Vivemos em um novo Brasil, e esse novo não é o dos melhores. O governo atual, ainda no período eleitoral, foi responsável por uma série de atos vergonhosos, grosseiros, anti-democráticos, e, PASMEM, parece que tais ações apenas serviram para aumentar o seu número de apoiadores.
Alguns de nossos brasileiros, “infectados” por um vírus da alienação, passaram a defender, ingenuamente, a tortura, a ditadura, o ódio, a violência, o racismo, a homofobia, passaram a defender o mal e estupidamente, sentem-se orgulhosos por isso.
Será que decidiram abrir mão das informações, do conhecimento? Será que perderam a capacidade de questionar, criticar?
Deixo aqui uma pergunta a eles, bolsominions: Estão preparados para, no futuro, explicar às próximas gerações como foram capazes de apoiar atos tão retrógrados para o seu país?
Pense nisso!